PRODUTOS
PRODUTOS
Talks | Vamos falar sobre...
Esta é uma sessão inspiradora sobre o poder transformador da compaixão na construção de uma sociedade mais atenta e solidária. Exploramos como a compaixão pode aliviar o sofrimento de pessoas idosas, doentes ou em fase final de vida e como cada um de nós pode ajudar e fazer a diferença – seja no seio da família, no trabalho, na comunidade ou entre vizinhos.
Público-alvo: público em geral
Os Death Cafés são encontros informais onde diferentes pessoas se reúnem para conversar abertamente sobre a morte, num ambiente seguro e acolhedor.
Sem agenda nem juízos de valor, estes momentos promovem a partilha de reflexões e ajudam a desmistificar o tema, incentivando uma relação mais consciente e serena com a finitude.
Público-alvo: Público em geral
Muitas vezes, ficamos sem saber o que dizer ou fazer quando alguém que conhecemos enfrenta uma doença grave ou está em fase final de vida.
Nesta talk, exploramos formas de oferecer apoio, ajudando a criar momentos de verdadeira conexão e significado.
Público-alvo: Empresas
Ninguém nos prepara para acompanhar o envelhecimento dos nossos pais – a perda gradual de capacidades físicas, cognitivas e sociais. Queremos garantir o seu bem-estar e segurança, mas, muitas vezes, o desejo de os proteger pode levar-nos a assumir o controlo das suas vidas, reduzindo involuntariamente a sua autonomia e identidade.
Nesta talk, refletimos sobre estes desafios e partilhamos estratégias par ajudarmos os nossos pais a envelhecer com dignidade e qualidade de vida."
Público-alvo: Empresas
Ao longo da vida, preparamos-nos para muitos momentos importantes – o regresso às aulas, exames, casamento, nascimento de filhos – mas raramente pensamos em preparar-nos para o envelhecimento. Sabemos que com o avançar da idade vêm a dependência, a perda, o sofrimento e a dor. O que podemos fazer para estar à altura esses desafios?
Nesta talk, refletimos sobre a importância de antecipar essas questões essenciais, para vivermos da melhor forma possível até ao último dia.
Público-alvo:: Empresas
Quando um colega recebe o diagnóstico de uma doença grave, pode ser difícil saber o que dizer ou como apoiar de forma eficaz.
Nesta talk, exploramos como oferecer o suporte emocional e prático necessários, sem invadir a privacidade, porque o contexto de trabalho pode e deve ser um espaço de compreensão, solidariedade e compaixão.
Público-alvo: Empresas
Desenvolvimento de competências
A experiência, por si só, não é suficiente para garantir a qualidade nos cuidados prestados. É fundamental que os cuidadores de pessoas idosas e/ou com doenças graves, que ameaçam a vida, tenham a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos para desempenharem suas funções com a excelência que elas exigem.
Neste programa, abordam-se temas como os aspetos bio-psico-sociais do envelhecimento e da doença, a importância da compaixão no cuidado de quem está em fase final de vida e dos seus familiares.
Conhecimentos que, ao serem aplicados no dia a dia, terão impacto não só na qualidade de vida de quem está a ser cuidado, como também melhorarão os níveis de satisfação e reduzirão o cansaço dos cuidadores.
Público- alvo: SAD / ERPI /Residências/ UCCIs
Se é voluntário ou coordena um grupo de voluntários, este programa é para si. Aqui, preparamos os voluntários para estarem próximos de pessoas idosas, doentes ou em fim de vida, ajudando a aliviar o seu sofrimento – seja ele físico, emocional, social, espiritual ou familiar.
Convidamos os voluntários a refletir sobre a importância de, na relação com o outro, estarem presentes de forma compassiva, oferecendo apoio e conforto, sem esquecer a importância do autocuidado. Um espaço de partilha, onde se transmitem informações, recomendações e estratégias para lidar com os desafios de cada visita, garantindo um apoio mais humano e eficaz.
Público-alvo: Voluntários
Quantos de nós, no nosso dia a dia, nos deparamos com situações de sofrimento e vulnerabilidade de um vizinho, de uma pessoa que vimos na rua ou de uma história que alguém nos contou, e sentimos o desejo de ajudar, mas não sabemos como?
Neste programa, são abordadas estratégias-chave que permitem a qualquer pessoa acolher as necessidades de alguém em sofrimento, saber escutar, saber o que dizer e dar resposta, encaminhando para as entidades e recursos disponíveis na comunidade. Porque todos nós temos responsabilidade e podemos ser parte da solução no alívio do sofrimento das pessoas com as quais nos cruzamos, Vamos a isso?
Público-alvo: Público em geral| comércio | associações de moradores
Se é certo que com a velhice vem sempre a dependência, a perda, o sofrimento e a dor como podemos preparar-nos? Neste programa vamos falar sobre como nos podemos preparar para esta etapa, vivendo-a da forma mais feliz e segura possível. Partilhamos recomendações, dicas de atitudes e formas que ajudam a lidar com as perdas inerentes à idade.
Público-alvo: público com +55 anos
Consultoria
Decidir como cuidar pode ser desafiador. Como garantir o máximo de conforto e bem-estar? Que aspetos devem ser assegurados? Que recursos existem na comunidade para apoiar esse momento?
Com este serviço, um profissional experiente irá avaliar a situação e propor um plano de cuidados personalizado, que atenda às necessidades físicas, emocionais, sociais e espirituais tanto da pessoa, como dos seus familiares e cuidadores. O objetivo é oferecer apoio e orientação prática para que o processo seja vivido com dignidade, serenidade e o suporte necessário.
Público-alvo: famílias | cuidadores informais
Resultados