CASCAIS COMPASSIVA

Cascais Compassiva é o primeiro projeto da Oficina da Compaixão, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e com o entusiasmo de inúmeras personalidades e parceiros sociais que se querem juntar a esta causa.

«Cascais Compassiva é um projeto de intervenção comunitária 

que visa sensibilizar, formar e preparar os cascalenses 

para que falem abertamente sobre a morte, 

como etapa natural do ciclo de vida»

O Encontro: Cuidar até ao fim, cuidar em comunidade, é promovido pela Associação Oficina da Compaixão em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, no âmbito do projeto Cascais Compassiva. Esta iniciativa, que advém do movimento internacional das comunidades compassivas, pretende promover o papel da comunidade no cuidado a pessoas idosas e/ou em fim de vida.

De acordo com o Diagnóstico Social de Cascais, de Novembro de 2018, das 211.302 pessoas que residiam no Concelho, 42.199 (19.9%) tinham mais de 65 anos. A esperança média de vida ronda os 82 anos. Mas como estão a viver os nossos idosos? A população tem mais anos de vida, mas há pouca vida nesses anos.


É urgente adotar metodologias de intervenção e encontrar soluções inovadoras que permitam que se viva da melhor forma possível, até ao último dia. 


É urgente aceitarmos a morte como uma etapa natural do ciclo de vida e estarmos preparados para cuidar de quem está a morrer, acolhendo e minimizando o seu sofrimento seja ele físico, social, emocional, espiritual e/ou familiar. Esta é uma responsabilidade de todos, enquanto comunidade e não apenas dos serviços sociais e de saúde.


É urgente falar sobre isto, criar momentos de reflexão e de aprendizagem contínua. É este o objetivo do encontro “Cuidar até ao fim, cuidar em comunidade”.

20 de setembro de 2023 || 14h30 - 17h00

Casa das Histórias Paula Rego 

Auditório Maria de Jesus Barroso, Cascais

Entrada livre, limitada aos lugares disponíveis, mediante inscrição até ao dia 15 de setembro.

INSCREVA-SE AQUI